sexta-feira, 10 de agosto de 2007

Soufflé da criançada

As minhas crianças gostam pouco de peixe. Não sei bem como, mas basta-lhes olhar e sabem logo se é fresco ou congelado, e se for desta última qualidade, NÃO QUEREM. Por isso, uma das minhas missões na vida, é descobrir maneiras de as enganar e conseguir que comam peixe congelado :)

Esta é uma receita que descobri no livro 1, 2, 3 uma colher de cada vez e modifiquei um bocadinho. Está para o peixe como as almôndegas estão para a carne. Tem uma enorme vantagem em relação ao soufflé tradicional - não 'morre' 30 segundos depois de se tirar do forno. Dá um bocadinho de trabalho, mas o resultado compensa, e pode-se guardar o resto para comer no dia seguinte.

Soufflé de peixe

  • 150 gr de pescada (eu uso sempre mimos de pescada do cabo)
  • 400 gr de batata
  • 1/2 copo de leite
  • 1 colher de sopa de manteiga
  • 2 ovos
  • 1 cebola
  • 1 dente de alho
  • 1 colher de sopa de azeite
  • 1 colher de sopa de coentros picados
  1. Cozer as batatas, escorrer e reduzir a puré. Juntar o leite e a manteiga e misturar bem. Juntar as 2 gemas. Temperar a gosto.
  2. Cozer a pescada e desfiar (eu pico na picadora). Reservar.
  3. Ligar o forno a 180º.
  4. Bater as claras em castelo bem firme e reservar.
  5. Refogar a cebola e alho picados no azeite até ficar transparente e juntar a pescada e coentros. Mexer uns minutos ao lume e retirar.
  6. Juntar o refogado ao puré e mexer bem, depois juntar as claras em castelo e envolver.
  7. Deitar o preparado num pirex untado com manteiga e levar ao forno durante meia hora, até estar tostadinho e firme.
  8. Na bimby: Bater as claras na máquina bem limpa e seca, e reservar. Cozer as batatas e pescada na varoma, enquanto se faz uma sopa, por exemplo (20 min, temp varoma). Deitar as batatas e leite e bater em puré bem homogéneo (vel 5 ou 6) e juntar a manteiga e gemas. Retirar e reservar. Refogar a cebola e alho com o azeite (primeiro picar (10 seg, vel 4) e depois 3 min, temp varoma, vel 1). Juntar a pescada e coentros e picar (vel 4 ou 5, uns segundos). Juntar o puré e bater uns segundos (vel 3). Retirar da máquina e envolver as claras.)
É bom quente ou frio. Fica óptimo com molho de tomate.

1 comentário:

Marta disse...

Olá!
Tenho esse livro e adoro!
Tens receitas excelentes aqui, adorei tudinhos e vou ficar "cliente"!!!
Tem de se pagar anuidade?lol
jinhos

visita o nosso blog!!!
marta