quarta-feira, 8 de agosto de 2007

Salmão à l'orange

O salmão é um dos peixes preferidos cá de casa. Além de que tem tudo de bom que a comida pode ter, é muito versátil e há sempre um lombo congelado no nosso frigorífico, para um jantar rápido e muito, muito saboroso.

Costumo comprar uns lombos de salmão do Carrefour, que já vêm arranjados e embalados e que peço a Deus não desapareçam quando aquilo passar a Continente. Eu gosto mais de lombos (não têm espinhas), mas postas também servem. Nunca experimentei com filetes, mas imagino que tenha de se deixar menos tempo no forno.

Uma das receitas mais fáceis é esta, de salmão com laranja. Num instante está no forno e, pelo menos por cá, é sempre um êxito.

Esta receita é para 2 pessoas adultas. As 2 pessoas não-adultas deste lar não 'apreciam', o que é como quem diz, cospem :) Geralmente sobra um bocadinho, que serve para uma excelente massa com salmão e natas no dia seguinte.

Salmão com laranja

parece queimado, mas está só tostadinho... desvantagens de tirar fotografias com telemóveis...
  • 1 lombo de salmão
  • sumo de 1 laranja grande
  • 1/2 copo de vinho branco
  • sal e pimenta
  • 1 colher de sopa de azeite
  1. Descongelar o salmão e deixar à temperatura ambiente. Normalmente tiro do congelador e deixo a descongelar no frigorífico no dia anterior, mas não vem mal ao mundo se for descongelado no microondas.
  2. Ligar o forno a 180ºC.
  3. Passar o salmão por água e secar com uma toalha de papel e temperar com sal e pimenta.
  4. Colocar num pirex e deitar por cima o sumo de laranja, o vinho branco e o azeite.
  5. Demora mais ou menos 45 minutos, mas convém ir vigiando para o molho não desaparecer. Se reduzir muito, baixar a temperatura e acrescentar mais sumo ou água (1 ou 2 colheres de sopa de cada vez).
  6. Eu gosto de acompanhar com puré de batata e ervilhas com manteiga.

Sem comentários: