Já há muito tempo que tenho este livro e sempre que não sei o que fazer para o jantar encontro uma receita qualquer apetitosa e pouco complicada. Tem três receitas de tartes salgadas, que eu vou adaptando aos ingredientes disponíveis cá em casa :)
Esta foi com frango desfiado (que sobrou daqui e estava congelado) e com massa quebrada, mas fica igualmente bom com massa folhada, que foi o que acabei por fazer (com esta massa, que já vem estendida)
Esta foi com frango desfiado (que sobrou daqui e estava congelado) e com massa quebrada, mas fica igualmente bom com massa folhada, que foi o que acabei por fazer (com esta massa, que já vem estendida)
quiche de frango
para a massa:
- 250 gr de farinha
- 125 gr de margarina
- 1 dl de água ou 1 ovo pequeno
- sal
- 1 cebola média picada
- 1 colher de sopa de margarina ou azeite
- 500 gr de frango cozinhado (meio quilo é um exagero, mas enfim... o que houver).
- 1 lata de cogumelos (laminados ou inteiros) ou de milho
- 3 ovos
- 1 pacotinho de natas
- sal e pimenta
- Deitar a farinha numa tigela, juntar a margarina em bocadinho e trabalhar com as mãos até conseguir uma consistência de areia. Juntar a água ou o ovo e o sal e amassar até estar tudo bem ligado. (Com a bimby, deito a farinha e margarina lá dentro, 15 seg, vel 5; junto a água e sal e mais 15 seg.) Moldar uma bola grande, embrulhar em película aderente e deixar repousar no frigorífico durante uma hora. Normalmente, eu salto este passo e ponho logo a massa numa tarteira untada que vai ao frigorífico enquanto trato do recheio.
- Ligar o forno a 180º.
- Refogar a cebola picada com a margarina ou azeite, em lume brando, até ficar transparente (uns 4 ou 5 minutos).
- Juntar o frango e os cogumelos escorridos e passados por água e deixar refogar mais uns minutos, até os cogumelos começarem a dourar, mexendo para não deixar queimar. Se estiver a usar milho, deito só o frango, deixo uns minutos ao lume e depois junto o milho. (na bimby, refogo a cebola com o azeite 3 min, temp varoma, vel 1; junto o frango e cogumelos 3 min, temp varoma, vel colher inversa)
- Tirar a tarteira do frigorífico (ou forrar agora), picar o fundo com um garfo e levar ao forno uns 10 minutos. Tirar do forno e aumentar a temperatura para 220º.
- Bater os ovos e as natas com sal e pimenta a gosto.
- Deitar a mistura de frango e a de ovos na tarteira e levar ao forno durante uns 15/20 minutos, até ficar firme e começar a tostar por cima.
Esta receita também resulta muito bem com fiambre e espinafres por exemplo, que se salteiam com alho e uma colher de sopa de azeite, em vez da cebola. Ou com atum e ovos cozidos. Fica a cargo da imaginação e do que houver na dispensa.
2 comentários:
Olá!
Nunca até hoje tinha comentado... embora seja visitante assidua deste teu cantinho! Mas hoje aqui vai!
Obrigada pelas receitas e dicas que partilhas connosco!! Adoro, adoro!
Não te admires se alguma vez te "incomodar" com alguma pergunta sobre cozinha... Não sou grande cozinheira mas gosto de variar e fazer "coisas" diferentes! :))
Por isso venho sempre cá espreitar! :))
Beijinhos
Minha querida!!!
E com desgosto que vou informar que vou tentar não voltar cá mais...amiga é impossivel eu cumprir a dieta de "diabetes gestacional" com estas coisas fantasticas no ecrã do meu pc...quase que me encontro a lamber o ecrã!
Coisas fantasticas...e claro que vou voltar, só para ver, depois de a minha filhota nascer vou fazer tudinho!!!Até lá vou babando!
beijos
marta
Enviar um comentário