quarta-feira, 1 de agosto de 2007

Caldinho



O caldo de galinha caseiro é uma coisa fantástica, porque é fácil de fazer, fácil de conservar e dá um gostinho excelente à comida. Serve para fazer uma canja deliciosa, para juntar a qualquer base de sopa, para cozinhar frango, para o couscous, para arroz ou massa. Demora é tempo.

Há muitas receitas, com o objectivo de conseguir que o sabor e nutrientes de uma galinha e alguns legumes passem para a água. Pode ser feito com galinha fresca ou assada, e os legumes variam muito.

Eu normalmente uso uma galinha fresca, arranjada (sem miúdos), uma cebola grande, duas ou três cenouras, um alho francês, um nabo, um molhinho de salsa e uma folha de louro. Às vezes junto um bocadinho de molho de soja e um pedaço pequeno de gengibre fresco, só porque gosto daquele gostinho oriental :)

Depois cobre-se a galinha com bastante água, deixa-se ferver e baixa-se o lume para o mínimo e esperam-se umas 4 horas, mexendo de vez em quando.

No fim tira-se a galinha, que se desfia para usar noutras coisas, passa-se o líquido no coador (os vegetais normalmente vão para o lixo, mas podem-se juntar a uma sopa) e guarda-se no frigorífico. No dia seguinte retira-se a gordura que se acumulou em cima e deita-se em copinhos que se congelam, para usar quando se quiser.

Sem comentários: