terça-feira, 14 de agosto de 2007

Ainda havia frango...

Já há muito tempo que tenho este livro e sempre que não sei o que fazer para o jantar encontro uma receita qualquer apetitosa e pouco complicada. Tem três receitas de tartes salgadas, que eu vou adaptando aos ingredientes disponíveis cá em casa :)

Esta foi com frango desfiado (que sobrou daqui e estava congelado) e com massa quebrada, mas fica igualmente bom com massa folhada, que foi o que acabei por fazer (com esta massa, que já vem estendida)

quiche de frango

para a massa:
  • 250 gr de farinha
  • 125 gr de margarina
  • 1 dl de água ou 1 ovo pequeno
  • sal
para o recheio
  • 1 cebola média picada
  • 1 colher de sopa de margarina ou azeite
  • 500 gr de frango cozinhado (meio quilo é um exagero, mas enfim... o que houver).
  • 1 lata de cogumelos (laminados ou inteiros) ou de milho
  • 3 ovos
  • 1 pacotinho de natas
  • sal e pimenta
  1. Deitar a farinha numa tigela, juntar a margarina em bocadinho e trabalhar com as mãos até conseguir uma consistência de areia. Juntar a água ou o ovo e o sal e amassar até estar tudo bem ligado. (Com a bimby, deito a farinha e margarina lá dentro, 15 seg, vel 5; junto a água e sal e mais 15 seg.) Moldar uma bola grande, embrulhar em película aderente e deixar repousar no frigorífico durante uma hora. Normalmente, eu salto este passo e ponho logo a massa numa tarteira untada que vai ao frigorífico enquanto trato do recheio.
  2. Ligar o forno a 180º.
  3. Refogar a cebola picada com a margarina ou azeite, em lume brando, até ficar transparente (uns 4 ou 5 minutos).
  4. Juntar o frango e os cogumelos escorridos e passados por água e deixar refogar mais uns minutos, até os cogumelos começarem a dourar, mexendo para não deixar queimar. Se estiver a usar milho, deito só o frango, deixo uns minutos ao lume e depois junto o milho. (na bimby, refogo a cebola com o azeite 3 min, temp varoma, vel 1; junto o frango e cogumelos 3 min, temp varoma, vel colher inversa)
  5. Tirar a tarteira do frigorífico (ou forrar agora), picar o fundo com um garfo e levar ao forno uns 10 minutos. Tirar do forno e aumentar a temperatura para 220º.
  6. Bater os ovos e as natas com sal e pimenta a gosto.
  7. Deitar a mistura de frango e a de ovos na tarteira e levar ao forno durante uns 15/20 minutos, até ficar firme e começar a tostar por cima.
Esta receita também resulta muito bem com fiambre e espinafres por exemplo, que se salteiam com alho e uma colher de sopa de azeite, em vez da cebola. Ou com atum e ovos cozidos. Fica a cargo da imaginação e do que houver na dispensa.

2 comentários:

Carla disse...

Olá!

Nunca até hoje tinha comentado... embora seja visitante assidua deste teu cantinho! Mas hoje aqui vai!
Obrigada pelas receitas e dicas que partilhas connosco!! Adoro, adoro!

Não te admires se alguma vez te "incomodar" com alguma pergunta sobre cozinha... Não sou grande cozinheira mas gosto de variar e fazer "coisas" diferentes! :))
Por isso venho sempre cá espreitar! :))
Beijinhos

Marta disse...

Minha querida!!!
E com desgosto que vou informar que vou tentar não voltar cá mais...amiga é impossivel eu cumprir a dieta de "diabetes gestacional" com estas coisas fantasticas no ecrã do meu pc...quase que me encontro a lamber o ecrã!
Coisas fantasticas...e claro que vou voltar, só para ver, depois de a minha filhota nascer vou fazer tudinho!!!Até lá vou babando!

beijos

marta