sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

Lasanha mar&campo

Ontem tinha (para variar...) pressa para fazer o jantar e um saco daqueles prontos de espinafres no frigorífico a dar as últimas. Como o objectivo era demorar no máximo 15 minutos a preparar tudo (depois podia estar no forno sem pressas), tirei umas coisas semi prontas da despensa e do congelador e voilá, uma lasanha que desapareceu. O que eu até nem estava à espera, porque o maridinho normalmente acha que se não tem carne, nã0 é uma refeição.

A receita é para 2 pessoas e não tem direito a fotografia, porque a fome era muita :)

Lasanha de camarões e espinafres
  • placas de lasanha
  • 1 lata de tomate em cubos (eu usei esta invenção da guloso, que já traz cebola, mas qualquer lata de tomate serve, ou se houver tempo até um molho de tomate caseiro com um refogadinho de cebola)
  • 1 embalagem de camarões congelados (descascados...) de 200 g
  • 1/2 pacote de espinafres lavados
  • 2 colheres de sopa de manteiga
  • 2 colheres de sopa de farinha
  • 600 ml de leite (ou então um pacote de 500 ml de béchamel pronto)
  • sal e pimenta
  • azeite
  • 1 dente de alho picadinho
  • queijo ralado
  1. Antes de mais nada, ligar o forno (a 180º-200º)
  2. Numa panelinha pequena, deitar o azeite e um dente de alho picado. Quando estiver bem quente, juntar o tomate, mexer bem e deixar ferver uns minutos enquanto se prepara o resto. Temperar com um bocadinho de sal.
  3. Noutra panela, derreter a manteiga, juntar a farinha mexendo até absorver a gordura (só demora uns segundos) e juntar o leite pouco a pouco, mexendo com uma vara de arames e deixar engrossar um bocadinho. Temperar com sal e pimenta a gosto. Retirar mais ou menos uma concha de sopa para uma tigela e juntar os espinafres, misturando bem.
  4. Cozer os camarões em água a ferver (demora uns 2 ou 3 minutos) e escorrer bem. Juntar ao béchamel com os espinafres.
  5. Numa travessa ou pirex (rectangular é mais fácil) deitar umas 2 colheres de sopa do béchamel sem nada no fundo, cobrir com placas de lasanha, espalhar 3 ou 4 colheres de sopa de tomate, depois espalhar 3 ou 4 colheres de sopa do béchamel com espinafres e camarão e insiste, insiste, até estar a travessa quase cheia, terminando com placas de lasanha.
  6. Deitar por cima o que sobrou do béchamel sem nada, polvilhar com queijo ralado e levar ao forno o tempo que disser na embalagem de lasanha (deve ser para aí 20 minutos).

1 comentário:

Rita disse...

Olá Rita!

Tudo o que publicas tem um aspecto delicioso!!

Mas o que me trouxe ao teu blog desta vez foi o facto de ter lido a tua pergunta no fórum. Como não sei se já estás servida e não voltas ao tópico, respondo-te aqui!
A minha filha, que tem a idade das tuas, comoçou a frequentar o ballet a semana passada em Carnaxide, no CCCD www.clubecarnaxide.com
Se forem duas vezes por semana pagam 36,50 euros. Se forem uma vez por semana pagam 27 euros. Eu paguei o ano inteiro e tive desconto de 15%. Sei que têm também packs família, mas não sei ao certo o que é.
Beijinhos,
Rita

Se quiseres saber mais alguma coisa, o meu mail é ritamurias@hotmail.com