sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

Lombo surpresa :)

Esta receita de lombo de porco não é minha. É um prato recorrente em casa dos meus avós, que foi adoptado com muito sucesso pela minha irmã. E agora por mim :)

É fácil, não dá trabalho quase nenhum e fica uma delícia. Tem é para aí 1000 calorias por porção, mas enfim... E mais, faz um sucesso quando se tem convidados para jantar, porque pode ser todo preparado antes, só precisa de ir um bocadinho ao forno antes de servir e ninguém precisa de estar na cozinha às cotoveladas uns aos outros.

  • 1 lombo de porco para assar (eu costumo pedir no talho conforme o n.º de pessoas. por exemplo para 6-8 pessoas, tem de ser pelo menos 1,5kg, mas os senhores do talho são amigos e sabem melhor que eu as quantidades)
  • sal, pimenta, azeite e alecrim
  • 1 garrafa de cerveja
  • uma embalagem de queijo flamengo às fatias
  • uma embalagem de fiambre (200gr, pelo menos)
  • um pacote de natas
  1. No dia anterior, ou umas boas horas antes, temperar o lombo com sal, pimenta e alecrim (ou louro, também fica bom), regar com a cerveja e azeite (umas 2 ou 3 colheres de sopa) e assar, entre 1 hora e 1 hora e meia, a 180º-200º. Eu espeto-lhes sempre uma faca no meio para espreitar: a faca deve entrar sem grande resistência e a carne já não deve estar cor-de-rosa, mas assim para o branco.
  2. Depois é preciso deixar arrefecer o mais possível. Quanto mais frio estiver, mais fácil é de cortar.
  3. Cortar às fatias, nem muito fininhas nem muito grossas e intercalar cada fatia com uma fatia de queijo e uma de fiambre. Colocar tudo numa travessa bonitinha, que possa ir ao forno, sem esquecer o molho com a cerveja.
  4. Na altura de servir, levar ao forno quente (200º) durante uns 10 minutos, até o queijo derreter e nessa altura regar com as natas e deixar só mais uns 5 minutinhos no forno.
  5. Fica mesmo muito bom com arroz árabe :)

4 comentários:

Marizé disse...

Olá Rita,

vim agradecer e retribuir a visita.

Gostei muito do seu cantinho, vou voltar de certeza.

Beijocas

P.S. O bolo de laranja e sementes é de facto muito bom

Guia Simples disse...

Desafio:

Tudo o que eles querem, ou devem, saber sobre elas.

Contribui ;)

Rita disse...

Olá Rita!

Não me esqueci de te dar a receita do bolo de milho, o problema é que o link que tenho do bolo não está a funcionar. O link é do fórumbimby que não sei porquê, saiu do ar!
Deve ser uma questão de tempo, espero, por isso aqui fica o link do bolo:
http://www.forumbimby.com/forum/index.php?topic=8724

As receitas de que gosto estão todas numa pasta nos favoritos, o que quer dizer que as perdi todas! Para a próxima já sei, tenho mesmo que escrever!!

Beijinhos e até 2ª!

Rita

Anónimo disse...

Fiz este lombo no Domingo. Coloquei a carne temperada dentro de um saco de forno, com a cerveja. Cozi durante 60 minutos na varoma (com o saco fechado). No dia seguinte cortei e recheei e levei ao forno conforme as instruções. Foi muito apreciado por todos. Muito obrigada pela bela receita.
Voltarei a fazer!
Bjs
Barbara