terça-feira, 29 de janeiro de 2008

Especial vegetarianos

As lentilhas são assim uma espécie de feijão, mas mais pequeninas e mais saudáveis. Além de serem uma leguminosa, vêm carregadinhas de proteínas, o que quer dizer que os vegetarianos estão cheios de sorte :) Não é a mesma coisa que comer carne, mas dá uma refeição substancial muito satisfatória.

Além disso, as minhas crianças gostam muito assim guisadinhas, com tomate, por isso é um prato recorrente cá em casa. E congela muito bem, por isso dá para fazer em grandes quantidades e ter no congelador para uma emergência.

As lentilhas podem ser de lata ou secas, como o feijão. Pessoalmente, não gosto das de lata, porque ficam uma coisa pastosa, mas haverá quem não concorde. Há algumas que é preciso deixar de molho antes, mas eu tenho comprado (no Pingo Doce ou Celeiro) umas de cozedura rápida (10/15 minutos), e que vêm descascadas, mas é por causa da criançada. As com casca também são óptimas.

Lentilhas guisadas




  • azeite
  • 1 cebola média, picadinha
  • 2 dentes de alho, picadinhos
  • 1 lata pequena de tomate aos pedaços (as latas novas de tomate com alho ou cebola da Guloso são 5*) ou um pacote de polpa de tomate
  • 1 cenoura média aos quadradinhos pequenos (ou cenoura congelada, daqela que vem às bolinhas)
  • 1/2 courgette aos quadradinhos
  • 1 lata pequena de cogumelos (inteiros, laminados, whatever)
  • 180-200 gr de lentilhas (com casca, porque as descascadas ficam tipo puré)
e opcionalmente, para quem não prescinde da carninha:
  • 1 pacote (acho que são 100 gr) de bacon aos quadradinhos
  • 1 caldo knorr de carne
  1. Numa panela média, deitar o bacon e deixar fritar na própria gordura, até começar a ficar estaladiço (uns 5 minutos).
  2. Juntar 1 ou 2 colheres de sopa de azeite e refogar o alho e a cebola, em lume baixo, durante uns 10 minutos. mexendo para não queimar.
  3. Juntar os cogumelos e deixar mais uns minutos.
  4. Juntar o tomate, a cenoura, a courgette, o caldo knorr e um copo de água e deixar levantar fervura.
  5. Juntar as lentilhas (se for preciso, juntar mais água, de maneira a ficar quase ao nível das lentilhas).
  6. Deixar cozinhar o tempo necessário para as lentilhas cozerem - verificar na embalagem, mas à volta de 20 minutos deve estar bem.
  7. Rectificar sal, juntar tabasco para um toquezinho mais aventureiro e servir com arroz branco ou torradas :)

1 comentário:

sammypado disse...

Titanium Nitride & Synthetic R-Copper Ganesha - TITNIA
The Nitride is produced by Nitride and titanium vs stainless steel Synthetic R-Copper Ganesha. This R-Copper Ganesha has no micro touch trimmer impact on titanium watch band how much titanium i phone case you will make. ford ecosport titanium