segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

Mais couves, mas agora mais giras


Pois é, isto quando não há tempo, não há tempo para nada...

Infelizmente, não consigo organizar a vidinha de maneira a conseguir vir aqui escrever as receitas e respectivas listas de compras. Para isso tinha de conseguir manter os olhos abertos depois da novela ;)

Portantos, as receitas só mesmo quando puder ser à hora da sesta. Infelizmente, a hora da sesta é cada vez mais pequena...

Mas hoje há tempinho para duas receitas mais pequeninas, de outro legume que é uma delícia e fácil de preparar, mas que não se come muitas vezes, porque não sabemos muito bem o que lhe fazer além do óbvio, que é cozer.

A couve-flor é uma hortaliça, bem gira, por sinal, muito fácil de digerir e com um sabor muito suave. Normalmente é branca. Ele diz que há roxa e verde, mas eu nunca vi. Para comprar, tem de se escolher bem e ver se não tem manchas escuras (já não está muito fresca).

Para preparar, primeiro é preciso tirar as folhas e cortar os caules mais grossos (dá bem para acrescentar numa sopa, se não se quiser deitar fora) e depois é muito importante deixar de molho durante um bocado em água com sal, para as minhocas que lá tenham assentado arraiais saiam de livre vontade. Senão depois aparecem a boiar na água de cozer, o que não é nada simpático...

Ele também diz que se pode comer crua, mas tenho algumas dúvidas... no outro dia experimentei, e não me soube mal, é verdade, mas também não me convenceu por aí além.

A receita que toda a gente conhece é couve flor gratinada, que é um bom prato para os dias frios. Outra receita que só agora experimentei, é assada. Tenho a dizer que é EXCELENTE. Ao nível das couves de bruxelas :)

Couve flor gratinada
  • 1 couve flor, lavada e cortada em pedaços mais ou menos pequenos
  • 800 ml de leite
  • 50 gr de manteiga
  • 3 colheres de sopa de farinha
  • sal, pimenta e noz moscada
  • quadradinhos de fiambre
  • queijo ralado para gratinar
  1. Para cozer a couve flor, deixar ferver uma panela grandinha com água e sal. Colocar a couve aos pedaços e deixar cozer uns 8 a 10 minutos, até ficar tenrinha.
  2. Entretanto, numa panela mais pequena, derreter a manteiga e juntar a farinha. Mexer bem para não queimar, pouco tempo, só até ficar assim uma espécie de massa.
  3. Baixar o lume para o mínimo e começar a deitar o leite, devagarinho e só um bocadinho de cada vez, e mexer vigorosamente com uma vara de arame (eu uso sempre esta, mas esta também dá), de maneira a que não se formem grumos.
  4. Deixar engrossar até ficar um creme e juntar sal, pimenta, noz moscada e queijo a gosto. Misturar - ou não, é conforme se quiser - os cubinhos de fiambre.
  5. Deitar a couve flor já escorrida num pirex e cobrir com o béchamel. Deitar mais queijo por cima e levar ao forno a gratinar (uns 15-20 minutos devem chegar, com cuidado para não deixar queimar).
Couve flor assada

Esta é tão fácil que até é incompreensível como é que nunca tinha feito isto:
  • Ligar o forno a 200ºC.
  • Num tabuleiro de ir ao forno, deitar a couve flor lavada e cortada (eu juntei cenouras às tiras e couves de bruxelas que ainda tinha aí), deitar sal grosso a gosto e azeite (umas 2 colheres de sopa).
  • Levar ao forno durante uns 10 minutos, tirar o tabuleiro e virar os legumes. Se estiver com ar seco, deitar mais azeite. Voltar a pôr no forno mais uns 10 minutos, verificando para não queimar e até ficar tenro :)
  • Fica óptimo com tudo, desde que não seja uma coisa com muito molho (digo eu, se calhar até fica bom...)
Mais receitas só de couve flor aqui.

Sem comentários: