sexta-feira, 11 de janeiro de 2008

Do centro da Europa

Há quem tenha ódio às couves de bruxelas. Sinceramente, não percebo porquê, mas eu sou uma vegetable-person, qualquer legumezinho me cai bem. E couvinhas de bruxelas com um bom bife é qualquer coisa de delicioso.

O problema é que é difícil encontrar couves de bruxelas frescas, que não esteja congeladas e semi-cozidas. Couve de bruxelas cozida não tem graça nenhuma (ou quase, se levar bastante manteiga e alho por cima até disfarça). Mas esta semana, no Continente havia umas embalagens de 300 gr, com umas couvinhas fresquinhas, a chamarem por mim.

E já há muito tempo que eu queria experimentar salteá-las, para ver se era tão bom como diz aqui. E é. Até é melhor :)

Couves de Bruxelas salteadas


  • couves de bruxelas frescas, pequeninas e bem verdinhas
  • azeite
  • sal e pimenta
  • queijo ralado
  1. Primeiro lavar bem as couves, deixá-las de molho em água durante um bocado.
  2. Depois arranjá-las: cortar o pé, a parte mais dura, mas com cuidado para não cortar rente, senão a couve desfaz-se, e retirar as folhas danificadas ou amareladas.
  3. Cortá-las ao meio, ao alto e colocar numa tigela. Deitar lá para dentro um fio de azeite e mexer com cuidado.
  4. Deitar uma colher de sopa de azeite numa frigideira larga (como fiz bastante quantidade - 600 gr - tive de fazer em duas vezes) e deixar aquecer, em lume médio (1 minuto deve chegar, não queremos fritar as couves...)
  5. Colocar as couves na frigideira com a parte plana para baixo, numa única camada. Se for demais, paciência, cozinham-se a seguir.
  6. Baixar o lume um bocadinho e tapar a frigideira. Deixar estar sossegadinha uns 6 ou 7 minutos. Abrir e com um garfo furar uma couve, para verificar se já está tenrinha. Se ainda estiver muito rija, deixar mais 2 minutos.
  7. Tirar a tampa, aumentar o lume e deixar 1 ou 2 minutos a alourar. A parte de baixo deve ficar tostadinha, mas não queimada, cuidado.
  8. Com uma pinça ou uma colher, virar as couves com cuidado, uma a uma e deixar tostar o outro lado outro minuto.
  9. Deitar sal e pimenta a gosto (eu gosto de muita pimenta :))
  10. Polvilhar com queijo ralado, na quantidade que se quiser (parmesão, gruyère, qualquer coisa é boa) e voilá.

1 comentário:

Anónimo disse...

E que belas que estavam as couvinhas!!!! Salteadas e com o molho do bife ficam de tal maneira saborosas que só apetece chorar por mais!!!!
Um grande Bem-hajas minha querida cozinheirazinha :)