terça-feira, 8 de janeiro de 2008

porco doce, docinho

Já há umas semanas que tinha em casa marmelos que sobraram de uma data de tacinhas de marmelada. E ontem tinha pensado fazer para o jantar assados com lombo de porco. Mas... já lá estavam há tanto tempo que estavam em péssimo estado :( por isso, acabei por usar antes maçãs, que combinam muito bem com carne de porco. E para dar um toque mais original, também usei marmelada, e ficou uma delícia.

Lombo de porco com recheio de maçã e marmelada



  • 1 pedaço grande de lombo de porco (1kg, mais ou menos)
  • sal e pimenta
  • azeite
  • 3 maçãs pequenas
  • passas
  • marmelada
  • 1 copo e 1/2 de vinho branco
  1. Primeiro é preciso temperar a carne e tirá-la do frigorífico. Temperar bem com sal e pimenta e regar com azeite. Deixar repousar umas horas. É importante que esteja à temperatura ambiente quando for ao forno, porque senão a carne não coze toda por igual.
  2. Ligar o forno a 200º, 210º.
  3. Para preparar o recheio, descascar as maçãs, cortar em cubos pequenos e misturar com as passas (uma mão cheia), uma colher de sopa de marmelada, meio copo de vinho branco, sal e pimenta. Levar ao lume durante uns minutos, até a maçã começar a amolecer.
  4. Abrir o lombo de porco ao meio, longitudinalmente, com cuidado para não cortar de um lado ao outro :)
  5. Colocar o recheio no meio da carne, fechar bem com palitos e atar com fio de cozinha. Esta parte do recheio pode ser feita com antecedência, até se pode congelar a carne assim, e temperar só depois de descongelado.
  6. Aquecer o azeite numa frigideira grande que possa ir ao forno e alourar o lombo de porco de todos os lados, até começar a ficar tostadinho.
  7. Barrar a parte de cima com marmelada (se estiver muito rija, aquecer um pouco com uma ou duas colheres de sopa de água, para diluir e ficar uma pasta).
  8. Levar ao forno durante pelo menos 40 minutos, diminuindo um pouco a temperatura e cobrindo com papel de alumínio se começar a queimar. Verificar se está bem cozido, abrindo com uma faca de lado, para não se ver ;) A carne tem de estar clarinha e não deitar sangue.
  9. Depois de pronto, deixar repousar uma meia hora na frigideira, tapado com papel de alumínio, para acabar de cozer.
  10. Depois, tirar o lombo para uma travessa, deitar 1 copo de vinho branco para dentro da frigideira e levar ao lume, raspar bem o fundo com uma colher e deixar ferver uns minutos, até começar a reduzir.
  11. Cortar a carne em fatias, deitar o molho por cima e servir com salada e arroz branco.

Sem comentários: