terça-feira, 9 de outubro de 2007

Pêras, agora com carne

Pronto, esta receita já não foi com a remessa de pêras que me chegou 'da terra', essas foram devoradas bem maduras pela criançada. Mas mesmo assim, nunca me tinha ocorrido que a carne de porco também ficasse óptima com pêras. Com maçã é um clássico, mas com pêra, para mim foi novidade. E para ter mais um toque invulgar, leva sementes de funcho, que sabem a anis. São muito fáceis de encontrar, acho que qualquer grande superfície deve ter na parte da comida dietética. Se não, no Celeiro há sempre. Eu ainda tinha uns restinhos de quando amamentava e bebia chá de funcho às litradas para aumentar a quantidade do leite. Quem não sabe, fica a saber que resulta :)

Quanto à carne de porco, eu usei lombinhos que tinha no congelador, e por isso demorou muito pouco tempo (só uns 45 minutos). Para fazer um lombo inteiro, o tempo no forno tem de ser qualquer coisa mais perto de 1 hora e meia. É sempre preciso ir verificando a carne. Normalmente faço um corte a meio e espreito :) Se ainda estiver muito cor de rosa, leva pelo menos mais 20 minutos.

Esta quantidade não é um exagero. Talvez para um jantar de 4 pessoas aumentasse a quantidade de batatas para 750 gr e acrescentasse outra pêra. Um lombo de porco muito grande provavelmente precisa de mais uma colher de sementes e de azeite. O bom desta receita é que é fácil de adaptar, as quantidades são só uma questão de gosto e de proporção. Para duas pessoas é generoso, e ainda sobra um pedacinho para o dia seguinte :)

Carne de Porco assada com Pêras
hei-de pôr a fotografia, ainda não consegui descarregá-la da máquina...

  • 1 colher de sopa de sementes de funcho esmagadas (com uma faca, por exemplo)
  • 2 dentes de alho picadinhos
  • 4 colheres de sopa de azeite
  • 1 lombo de porco
  • 2 ou 3 cebolas médias, descascadas e cortadas aos quartos
  • meio quilo de batatas, descascadas e cortadas em pedaços médios
  • 3 ou 4 pêras, sem caroço e cortadas em oitavos
  • sal e pimenta

  1. Normalmente, quando faço batatas no forno, dou-lhes sempre uma fervura (5 minutos, não é preciso mais), o que evita que fiquem mal cozidas, mas é só uma sugestão.
  2. Ligar o forno a 200ºC.
  3. Numa tigela, misturar as sementes de funcho, o alho, 2 colheres de sopa de azeite, 1 colher de chá de sal e pimenta a gosto e esfregar o lombo com esta pasta.
  4. Colocar o lombo num pirex ou tabuleiro de assar.
  5. Numa tigela grande, misturar as batatas (já semi-cozidas), as cebolas e as pêras.
  6. Temperar com sal e pimenta, as outras duas colheres de sopa de azeite e misturar bem. Deitar à volta do lombo.
  7. Levar ao forno durante 1 hora/ 1 hora 1 meia, depende muito da quantidade de carne. Se começar a queimar por cima mas a carne continuar muito rosada por dentro, cobrir com papel de alumínio e baixar um bocadinho o forno (180º, 170ºC).
  8. Para cortar a carne, retirar do pirex ou tabuleiro de deixar descansar uns minutos na tábua. Quanto mais de deixar arrefecer, mas fácil é de cortar.

Sem comentários: