domingo, 5 de agosto de 2007

A arte de congelar (I)

Congelar é uma arte, acreditem ou não.

Há pequenos truques que facilitam muito a vida quando se congelam algumas coisas que se usam com frequência e que dá jeito ter à mão.

Por exemplo, salsa e coentros. Normalmente, ou se uma varanda com espaço para um vaso, ou se queremos salsa fresca, os supermercados obrigam-nos a comprar um molho inteiro de salsa, sujeito à regra da proporcionalidade inversa: quanto mais pequeno é o molho, mais caro é. O que é que se pode fazer à salsa que sobra? Se ficar num copinho com água, ao fim de dois dias está pronta para o lixo e, enfim, faz pena...

O que se faz é congelar a dita salsa. Lavada, muito bem escorrida, picada e metida dentro de um saco de plástico pequeno. E o truque é o seguinte: depois de o saco estar cheio, deve-se espalmar um bocadinho, de maneira a que a salsa fique numa camada mais ou menos fina e fechar com uma daquelas molas próprias para sacos. O que acontece é que assim, depois de congelada, é só tirar do congelador e tirar a quantidade que se quer, e não saem blocos de gelo com salsa lá dentro, nem é preciso atacar um bloco congelado com uma faca para conseguir tirar uma colher de sopa de salsa. Assim, fica congelada mas solta, é só deitar na panela. Quem diz salsa, diz coentros, naturalmente.


Há outro truque, mas é menos prático: depois de picar a salsa, deitar a dita em cuvetes de gelo, com um bocadinho de água e congelar. Quando for preciso, é só deitar um cubo para a panela :)

Sem comentários: