segunda-feira, 6 de agosto de 2007

Parabéns a você

No sábado, o meu amor fez anos. 34, a idade da razão :) Além do bilhete de época do Sporting (= a telenovelas/filmes/séries sem interrupção ao sábado à noite para mim ;)), ainda ganhou um bolo de anos, para a engorda.

Não consegui tirar uma fotografia de jeito do bolo. Ficou pronto de manhã, mas fomos a correr para a praia e quando o bolo voltou a sair do frigorífico, já havia muita gente à espera dele, de prato na mão. Só consegui fotografar uma fatia que sobrou e que foi a minha sobremesa ontem.

A receita é deste livro, que é uma espécie de manual de comida fantástica e bastante 'fazível', com receitas de criar água na boca, de uma deusa do lar que está no meu altar.

A Martha também tem esta receita no site, mas já experimentei e achei bastante mais complicada de fazer. Não ficou nada como a fotografia, sobrou imenso recheio e cobertura e não deu um bolo lindo como o da Nigella.

Este bolo é tão bom que comprei uma segunda forma para demorar menos tempo.

Boston Cream Pie


Antes da receita, fica a explicação: não é uma 'pie', é um bolo. Porque é que lhe chamaram tarte, ninguém sabe. Tem um recheio de creme de baunilha e cobertura de bolo de chocolate e é uma delícia. Esta receita em particular é bastante fácil de fazer e dá relativamente pouco trabalho. O bolo é um pão-de-ló com alguma densidade, multifuncional (pode ser recheado com o que se quiser). Vale a pena, porque o resultado é um aniversariante muito satisfeito :)
  • 225 gr de manteiga sem sal, amolecida
  • 225 gr de açúcar
  • 1 colher de sopa de extracto de baunilha
  • 4 ovos grandes
  • 200 gr de farinha para bolos (com fermento)
  • 25 gramas de farinha de milho (não é essencial, mas melhora mesmo muito o resultado. Se não se usar, tem de ser 225 gr de farinha de trigo)
  • 1 colher de sopa de fermento (no método 'liquificador', já vão perceber)
  • 3 ou 4 colheres de sopa de leite
  • 2 formas de bolo médias, sem buraco no meio, untadas com manteiga e farinha ou forradas com papel vegetal.
A Nigella diz que pode ser feito de duas maneiras: a muito rápida e a menos rápida. A rápida é só deitar tudo excepto o leite num liquidificador (ou na bimby, vel. 4/5- uns 20 seg.), incluindo o fermento. Depois vai-se deitando o leite colher a colher, sempre a bater, até ficar uma mistura suave. Sinceramente, não dá trabalho nenhum, mas o resultado não é tão fofo como da maneira menos rápida. Os bolos não crescem muito e às vezes ficam quase bolacha.

A maneira menos rápida é assim:
  1. Primeiro ligar o forno e aquecer a 180ºC.
  2. Bater a manteiga e o açúcar até ficar um creme, juntar a baunilha e depois os ovos, um de cada vez e com uma colher de farinha entre cada um. (na bimby, com a borboleta, primeiro 1 min ou 1.30, vel 4, depois vel 2 ou 3).
  3. Juntar o resto da farinha e farinha de milho e envolver (tiro da bimby porque a borboleta começa a prender). Não precisa do fermento. Só depois juntar o leite, uma colher de cada vez, e só até ficar mais macio.
  4. Deitar metade em cada forma e levar ao forno durante 25 minutos (ou cozer metade de cada vez). Ao fim de 2o minutos baixar um bocadinho a temperatura, para 170º ou 160º) e ir verificando se já dourado por fora e cozido por dentro com uma faca ou fósforo - se sair limpo, já está).
  5. Deixar arrefecer uns 10 minutos e depois desenformar.
Para o recheio (a receita de creme de pasteleiro da bimby também deve resultar muito bem, embora ache que a quantidade deve ser demais: 130 gr açúcar em pó, 2 ovos e 2 gemas, 2 colheres de sopa de açúcar baunilhado (ou 1 colher de chá de essência de baunilha, digo eu), 600 gr de leite e 30 gr de maizena, 6 min, 90º, vel 4)
  • 125 ml de leite
  • 125 ml de nata espessa (nata light é batota)
  • 1 colher de chá de extracto de baunilha (a receita do livro fala em vagens de baunilha a sério, mas quem é que tem tempo para isso? Se tiverem, junta-se a vagem ao leite quando aquece e depois deitam-se só as sementes - raspam-se com uma faca - antes de juntar os ovos)
  • 3 ovos grandes
  • 50 gr de açúcar
  • 15 gr de farinha (sem fermento)
  1. Aquecer o leite e as natas, até começar a ferver. Desligar o lume e deixar amornar um pouco.
  2. Numa tigela, bater os ovos e o açúcar até ficar um creme esbranquiçado e depois a farinha.
  3. Juntar o leite e natas aos ovos, pouco a pouco e batendo com uma vara de arames.
  4. Voltar a deitar tudo na panela e aquecer em lume brando, mexendo sempre, até que fique espesso. Demora um bocadinho, mas o lume tem mesmo de ser brando, senão fica cheio de grumos.
  5. Deitar numa tigela (pode ser a mesma) e cobrir com papel vegetal molhado em água. Parece uma mariquice, eu sei, mas se não for assim, quando arrefecer fica com uma capa nada simpática de creme seco.
  6. Deixar arrefecer fora do frigorífico.
Para a cobertura: (desta vez, fiz a receita da bimby e ficou excelente, espesso e suave: 2 ovos, 120 gr açúcar, 120 gr manteiga - 5 min, 70º, vel 4, mais 120 gr chocolate aos pedaços, 10 seg vel 6; mas aqui fica a receita original)
  • 150 ml de natas espessas
  • 1 colher de sopa de manteiga sem sal
  • 150 gr de chocolate preto (de cozinha) partido aos bocadinhos
  1. Aquecer tudo junto até o chocolate derreter.
  2. Retirar do lume e bater até conseguir uma mistura brilhante.
Quando já estiver tudo pronto, bolos arrefecidos, creme arrefecido e chocolate ainda quente, põe-se um bolo no prato, deita-se o creme por cima, põe-se o outro bolo por cima e deita-se o chocolate devagarinho por cima. E pronto. Parabéns a você. O meu resultado foi assim:


Sem comentários: