quinta-feira, 3 de janeiro de 2008

hoje há panados

Um panado não tem de ser comido numa sandes, apesar de ser das melhores coisas para comer quando se tem fome e pressa. E apesar de demorar algum tempo a fazer, não é difícil de acertar e é excelente para ter congelado, à espera da altura certa.

Para mim, os melhores panados são de perú, mas também podem ser de carne de porco ou frango. Como cá em casa há crianças pequenas, normalmente compro frango 'do campo' (peito) e depois corto eu, mas pode-se pedir no talho que cortem bem fininhos, para panar. Acho que 1/2 quilo é mais que suficiente para duas pessoas, até deve sobrar (guardar para umas sandes ;)), mas quando faço, já que vou ter o trabalho, costumo fazer mais quantidade e congelar.

Para cortar bem fininho, o essencial é uma faca bem afiada. Depois é só cortar devagarinho, com movimentos longitudinais, da espessura que se quiser.

Depois de cortados os bifinhos, o ideal é deixá-los uma meia hora a marinar em sumo de limão, alho e sal, ficam muito mais saborosos.

O processo de panar também é simples: um prato de sopa com um ovo batido e outro cheio de pão ralado. Passa-se o bife pelo ovo e depois pelo pão ralado. Eu uso um garfo para segurar o bife, depois ponho no prato com pão ralado, deito um bocadinho de pão ralado para cima do bife e pressiono, é uma maneira de não ficar com as mãos cheias de ovo e pão...

Depois é só fritar em óleo bem quente, numa frigideira, e virar umas quantas vezes até ficar com aquela cor dourada escura.

As variações cá de casa são no pão ralado. Costumo juntar alho em pó, sal e pimenta, pimentão, orégãos ou salsa seca... se for pão ralado na bimby, fica óptimo com alho e salsa frescos.

Fica bom com arroz branco e salada, mas fica óptimo com arroz de tomate ou de feijão :)

Sem comentários: