terça-feira, 2 de outubro de 2007

carne 3-em-1

Um dos truques mais fáceis para a fada do lar poupar tempo, é cozinhar em quantidade suficiente para duas ou mais refeições. Cá em casa, mesmo que eu me esforce, é raro, porque a outra pessoa crescida que cá vive, quando gosta da comida, é capaz de comer TUDO o que está no prato, na travessa E na panela. E ainda rapar o molho com pão. O que é uma alegria, mas convenhamos que não facilita a refeição seguinte.

Mas a verdade é que eu também não sou grande apreciadora de 'restos'. Não me importo de cozinhar todos os dias, porque gosto de comida acabadinha de fazer ;)

Mas o prato do dia de hoje é um três (ou mais)-em-um. É óptimo acabado de fazer e no dia seguinte, pode ser servida com arroz e salada ou acompanhada por legumes grelhados ou numa sanduíche, que foram as três coisas que lhe aconteceram por cá.


Carne de vaca no forno
  • 1 naco de carne de vaca, com mais ou menos 1kg ou 1kg e meio (com alguma gordura, ganso redondo, por exemplo), à temperatura ambiente (ou seja, tirar do frigorífico uma meia hora antes). Também serve lombo de porco, é verdade, mas há tanta coisa boa que se pode fazer com lombo de porco...
  • 3 dentes de alho descascados e esmagados (só com a faca, nada de mais)
  • 2 colheres de sopa de azeite
  • 7 ou 8 chalotas descascadas inteiras
  • 2 colheres de sopa de salsa picada
  • 250 ml de vinho branco
  • 2 colheres de sopa de puré de tomate
  • 1 caldo knorr de carne (opcional)
  • sal e pimenta
  1. Ligar o forno a 220ºC.
  2. Numa caçarola (de preferência que possa ir ao forno, tipo esta de ferro fundido, se bem que a minha é daqui, e a um preço mais simpático), aquecer o azeite e o alho uns segundos.
  3. Entretanto, temperar a carne com sal e pimenta.
  4. Fritar a carne no azeite durante uns minutos, talvez uns 4 ou 5 de cada lado, até começar a ficar douradinha.
  5. Deitar as chalotas, o vinho, a salsa, o puré de tomate e o caldo knorr.
  6. Tapar e levar ao forno durante 45 minutos (para nem bem nem mal passada, senão fica muito seca).
  7. Se não se tiver uma caçarola à mão, fritar a carne numa frigideira e depois passar tudo para um tabuleiro de assar, tapando bem com papel de alumínio.
  8. Destapar, baixar a temperatura para 180º-200ºC, ligar só o grill e deixar mais 15 minutos.
  9. Tirar do forno, verificar se não está muito mal passada (é normal que deite ainda um bocadinho de sangue, tem é de estar tenra no meio. Se ainda estiver muito mal passada, pode ir mais 10/15 minutos ao forno, regando de vez em quando com o molho para não secar), e esperar uns 15 minutos antes de cortar.
  10. Servir com arroz de refogado (só me fica bem na bimby, nem vou tentar deixar uma receita decente... ou legumes grelhados).
  11. Depois de completamente fria, é muito fácil de cortar em fatias bem fininhas e faz uma sanduíche maravilhosa com alface, tomate e maionese :)

Legumes grelhados

aprendi com o meu cunhado, especialista em churrasco e outras coisas boas. Acompanha qualquer carne assada ou no churrasco e é um aperitivo maravilhoso.

A quantidade é indicativa para duas pessoas.
  • 1 beringela
  • 1 courgette
  • 1 cebola
  • 2 tomates
  • azeite
  • sal e pimenta
  1. Numa tacinha, misturar o azeite (3 ou 4 colheres de sopa, se for preciso mais acrescenta-se).
  2. Cortar os legumes em fatias finas - a beringela mais ou menos na transversal, a courgette ao meio e depois longitudinalmente, a cebola e o tomate na transversal.
  3. Havendo um churrasco, aproveitar para cozinhar enquanto as brasas ainda não estão no ponto para a carne.
  4. Não havendo churrasco, aquecer uma frigideira para grelhar ao lume.
  5. Pincelar ou mergulhar os legumes no azeite antes de colocar na frigideira e deixar grelhar uns minutos de cada lado. A beringela e courgette começam a ficar semi-transparentes e douradinhas.
  6. Servir quente ou frio.

1 comentário:

Nuno disse...

A outra pessoa crescida cá de casa confirma realmente que esta receita dura alguns dias e adapta-se perfeitamente aos hábitos de uns pais que ocupam todo o seu tempo de volta das gémeas! ;)