quarta-feira, 25 de julho de 2007

Alecrim, alecrim aos molhos

O alecrim é das ervas que melhor sabor dá à carne de porco. E pá de porco assada, temperada com alecrim, é um dos melhores almoços de fim de semana cá de casa :)

Pá de Porco Assada com Alecrim

  • 1 pá de porco, com ou sem osso
  • alecrim aos molhos
  • sal, pimenta, alho
  • azeite
  • 1 cebola grande
  1. Aparar parte da gordura da pá de porco se parecer demais e temperar de véspera, com sal, pimenta, alguns dentes de alho, folhinhas de alecrim fresco e azeite. Colocar no frigorífico tapado com película aderente ou dentro de um tupperware (ou tapa-ruere, como eu achei que fosse durante toda a minha infância).
  2. Como o tempo nunca abunda, e esta receita já tem de ser preparada co um dia inteiro de antecedência, em vez de por a carne logo no forno, primeiro ponho pelo menos 1 hora na panela de pressão, com a cebola refogada e um copo de água (mas vinho branco tb é bom).
  3. Depois retirar da panela de pressão, retirar o osso se lá estiver, e pôr num pirex ou assadeira no forno aquecido a 150ºC. Fica lá mais uma hora, e vai-se regando com o molho que fica. Se começar a queimar, tapar com papel de alumínio.
  4. Diz que tb fica bem só no forno: primeiro uma meia hora a 250ºC e depois 3 horas a 120º/150ºC, mas nunca tive o privilégio de poder fazer planos a tão longo prazo com carne de porco :)

Sem comentários: